¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO II

 

 

COMPORTAMENTO E OBJETIVOS INDUSTRIAIS

 

 

            No item transformação industrial, do setor secundário, da mesma maneira que a agricultura e o setor de serviços, existem diversos objetivos de fundamental importância para seu bom funcionamento, quais sejam: a busca pelos maiores lucros possíveis, a maximização das vendas, a maximização do crescimento, a função de atendimento social, para criar hegemonia e se estabilizar no mercado, etc. Estes objetivos serão alcançadas dependendo de suas condições dentro do contexto macroeconômico concorrencial, pois a posição de cada indústria fará com que o empresário decida qual será a sua meta prioritária de atuação, na busca de sua estabilidade, crescimento e desenvolvimento. A respeito disso, tem-se travado uma grande discussão sobre a situação da indústria dentro do princípio de oligopolização/monopolização da economia de transformação.

            Um mercado que esteja numa estrutura de participação imperfeita, cujos agentes implementam cada vez mais a acumulação excessiva e concentração de poder em mãos de poucos, carece de melhor compreensão. Não se pode esperar que o gerente industrial tente uma filosofia de mercado perfeitamente organizado, onde não seja perceptível a interdependência entre ambos. Em se ocorrendo o individualismo empresarial, fica difícil colocar em prática uma igualdade entre os agentes produtivos industriais, entretanto, é fácil a locupletação de alguns na busca de seu interesse maior, que é a ganância. A ganância conduz o administrador a caminhos tortuosos, tentando de qualquer forma o seu sucesso, com a acumulação de volumosos lucros, hegemonia do mercado e, sobretudo, a destruição daqueles que não têm condições de sobrevivência comercial neste embate.

            É neste sentido que se almeja entender o comportamento industrial, tal qual ele existe na realidade da produção e distribuição aos consumidores, que estão sempre á espera de novidades, a preços acessíveis a todas as classes sociais existentes na economia como um todo. Inicialmente, vislumbra-se a situação econômica pelo lado da competição perfeita, onde tudo se comporta muito bem, cuja industrialização deve se enquadrar dentro dos princípios do equilíbrio da economia, conseguindo, desta forma, o bem-estar para todos seus participantes. Na realidade atual, sabe-se que o processo de industrialização compartilha de uma competição imperfeita, onde predomina a concentração e a formação de conluios e cartéis, cujo objetivo principal deste sistema é a opressão pela dominação e dependência, como ocorre com os países centrais frente aos periféricos.

            O comportamento e os objetivos do empresário são pontos fundamentais que necessitam de uma apreciação mais detalhada e concisa para se entender o processo de eficiência nas decisões que se possam tomar, ao considerar que as diferenças de tamanho dizem respeito justamente ás decisões desencontradas que geram deseconomias de escala, conseqüentemente ineficiência. A administração de uma empresa é o elemento principal quanto a uma alocação eficiente na alocação dos recursos e, por conseguinte, a sua distribuição, porque ao não existir uma harmonização dos elementos constitutivos da empresa como um todo, fica difícil para tal empresa crescer e poder ser médio e depois grande empreendimento. Finalmente, a investigação sobre o comportamento e objetivos industriais é de suma importância para quem almeja ter sucesso em seu negócio industrial, que almeja a sua sobrevivência no processo competitivo, onde infelizmente sobrevive o mais forte, tendo em vista a competição desleal que é a tônica maior dos oligopólios nos tempos modernos.

 


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net