¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Globalización, Inversiones Extranjeras y Desarrollo en América Latina

Mario Gómez Olivares y Cezar Guedes
 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Pulse aquí y tendrá el texto completo en formato DOC comprimido ZIP (217 páginas 943 Kb)

 a

     

Capítulo 3

Desenvolvimento e Mercados na Globalização

1. O Mercado de Trabalho Brasileiro nos Anos Noventa: Tendências e Perspectivas.

Cezar Guedes

A constituição do mercado de trabalho brasileiro deu-se em simultâneo a acelerada conversão de uma economia mercantil-exportadora para uma economia urbana-industrial. O processo de industrialização por substituição de importações articulou o território nacional transformando o que era um arquipélago de economias regionais isoladas numa economia integrada com uma matriz insumo-produto no padrão da Segunda Revolução Industrial.

No início dos anos oitenta, a crise cambial foi a parte mais visível de um processo muito mais grave e complexo: o padrão de desenvolvimento que deu suporte à taxas de crescimento econômico com poucos paralelos no mundo entrava em colapso. A partir daí, o mercado de trabalho brasileiro inicia uma trajetória de inflexão, contrariando tendências consolidadas que vigoravam desde sua origem. Em que pese os desequilíbrios macroeconômicos, regionais e a concentração de renda, havia sido possível (ainda que de forma problemática), a incorporação dos imigrantes e dos contingentes internos que deslocavam-se do campo para as cidades. Houve concentração de renda, mas a economia crescia com dinamismo, gerando novas vagas. Mais que isso, crescia o trabalho regular e regulamentado, fazendo a ponte entre o mundo do trabalho e a cidadania, independentemente da conjuntura política.

Nos anos noventa aprofundam-se as dificuldades iniciadas nos anos oitenta, acrescidas dos desafios postos pela abertura comercial e financeira, o programa de privatizações e pelo processo de restruturação produtiva. O Brasil consolida-se como um país de emigrantes e, internamente, eleva-se a rotatividade, a precarização das formas de contratação da mão-de-obra e a queda dos rendimentos.

O objetivo deste artigo é analisar o quadro em que se moveu o mercado de trabalho brasileiro nos anos 90, assinalando algumas tendências. Para tanto, após essa breve introdução, está estruturado em três partes: na primeira, apresenta-se o passado recente e a década de noventa, enfatizando a inflexão do mercado de trabalho brasileiro e suas implicações sociais; na segunda, trata-se do novo quadro presente nos anos noventa, onde são analisados alguns indicadores. Por fim, na terceira, são feitas algumas conclusões e assinalados os desafios presentes em algumas disjuntivas.


Volver al índice de Globalización, Inversiones Extranjeras y Desarrollo en América Latina

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"


Google
 
Web eumed.net