¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Globalización, Inversiones Extranjeras y Desarrollo en América Latina

Mario Gómez Olivares y Cezar Guedes
 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Pulse aquí y tendrá el texto completo en formato DOC comprimido ZIP (217 páginas 943 Kb)

 a

     

1.4 O investimento externo das empresas portuguesas e a lógica ibérica.

Em função do que consideramos nas seções anteriores, o tecido empresarial e o perfil das exportações não garante um caminho promissor para a internacionalização das empresas portuguesas através da indústria de transformação. Desta forma, é justamente nos serviços que se concentra a quase totalidade do IDE português para o Brasil e o mundo. Conforme dados do Banco de Portugal divulgados no sítio do ICEP (Investimentos, Comercio e Turismo de Portugal), no período 1996/2003, apenas 2,7 % deste fluxo dirigiu-se para a indústria de transformação, conforme a figura I.

Em trabalho recente (Guedes e Olivares, 2002 e 2003) assinalamos uma certa lógica ibérica nos investimentos externos portugueses. Tratamos de seu direcionamento predominante para o Brasil situando-se no segmento dos serviços e voltado para o mercado interno. O perfil e a estratégia destes investimentos se assemelha ao investimento espanhol realizado desde os anos oitenta em relação à América Latina, particularmente no Cone Sul. Essa estratégia seletiva aposta na minimização dos custos de comunicação e transação em razão das afinidades históricas, culturais e da língua comum. Além disso, essa escolha aposta também em condições mais favoráveis do que se fosse dirigida para países mais ricos, componentes da Tríade (EUA, EU e Japão).

Para o período 1996/2003, pelos dados do Banco de Portugal, o “stock” bruto do IDE português tem no Brasil seu principal destino, alcançando a cifra de 16,5 bilhões de Euros, conforme a figura II.

Para uma visão em perspectiva das relações luso-brasileiras, ver Ramos Silva, (2002). Para um estudo mais detalhado das empresas portuguesas e seus investimentos no Brasil, ver Prospectiva e Planeamento, (2003).


Volver al índice de Globalización, Inversiones Extranjeras y Desarrollo en América Latina

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"


Google
 
Web eumed.net