Estimação de funções exportação e importação do Brasil para os paises do Mercosul


CAPÍTULO V

METODOLOGIA

5.1-BASE DE DADOS

As séries utilizadas estão em um primeiro momento em valores nominais (expressos em US$), tanto para os valores de Exportação como de Importação, já para as variáveis Produto Interno Bruto (PIB-média 1990=100) e a Taxa de Câmbio Real (TCR- dez 1998=100), a forma adotada das mesmas é o índice, estes obtidos junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Na análise a ser feita sobre o MERCOSUL, devemos considerar que seu início deu-se em 1991, sendo o ano subseqüente 1992 e com isso, torna-se mais favorável para a análise, até porque nenhuma pesquisa econômica sobre a análise de sensibilidade dos associados do bloco comercial foi até o momento passível de investigação.

O período amostral compreende uma série histórica trimestral para o período de janeiro de 1992 até dezembro de 1999, totalizando 32 trimestres.

No período em questão, ocorreram algumas medidas econômicas, tanto na Argentina como no Brasil, proporcionando uma homogeneidade nesses países em seus indicadores econômicos. Quanto a Argentina, esta adotou, como se sabe, a partir de maio de 1991 (Plano Cavallo), uma lei de conversibilidade, sustentada numa paridade absoluta entre o peso e o dólar. Com referência ao Brasil já estava em andamento a abertura da sua economia, a qual teve início em 1991, e ainda, em junho de 1994 o plano de estabilização econômica, denominado de (Plano Real), tendo como sustentação a âncora cambial.

A mensuração das variáveis Produtos Internos Brutos dos Países-sócios do MERCOSUL, neste caso a Argentina e o Uruguai, estes foram obtidos também, na forma de índice, de maneira que o PIB da Argentina fornecido pelo IPEA (média 1990=100), no caso do Uruguai, este índice foi requisitado junto ao Banco Central do Uruguai ( média 1983=100).

Para os PIB’s da Argentina e do Uruguai o período utilizado é também o do 1º trimestre de 1992 até o 4º trimestre de 1999.

A dificuldade para a obtenção de dados estatísticos do outro País-Membro e Sócio do MERCOSUL- o Paraguai- houve dificuldades para a obtenção dos mesmos dado que estes só existiam apenas na forma anual, dificultando assim a extensão do estudo com a inclusão desse país.

Dentre os dados utilizados nesta pesquisa deve-se ressaltar ainda o Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos da América (IPC-EUA) trimestral do 1º trimestre de 1992 até o 4º trimestre de 1999, índice este aplicado como deflator das exportações e importações, para que as mesmas estivessem expressas em forma de valores reais, pois a moeda utilizada nas transações comerciais internacionais é o dólar americano, devendo assim levar em conta a inflação ocorrida naquele país no mesmo período.

Na segunda etapa da pesquisa todos os dados acima citados, com exceção do IPCEUA, foram transformados em logarítimos de base 10 ( Log10 ), isto feito para uma segunda etapa de regressões.

Uma característica fascinante do modelo log-log, que o tornou popular em trabalhos aplicados, é que o coeficiente de inclinação â2 mede a elasticidade de Y em relação a X, ou seja, a variação percentual em Y para uma dada variação percentual (pequena) em X. Assim, se Y representa a quantidade demandada de uma mercadoria e X o seu preço unitário, â2 mede a elasticidade-preço da demanda, um parâmetro de considerável interesse econômico.19

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades