El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

FORMAÇÕES SÓCIO-ECONÓMICAS

A formação sócio-económica é constituída pelo conjunto formado pelas estruturas económicas e pela superestrutura que se desenvolve na base do modo de produção dominante numa determinada região e numa determinada época histórica. É um tipo histórico de desenvolvimento da humanidade que se distingue por um conjunto de aspectos da vida material e espiritual. Envolve fenómenos económicos, jurídicos, políticos e outros tipos e formas de consciência social que contêm ideologias das diferentes classes e grupos sociais. As relações que se estabelecem adquirem diferentes processos de organização e instituição, entre elas, a estatal.

Lenine definia, com simplicidade e clareza, a formação sócio-económica “como um sistema de fenómenos e relações sociais unidos internamente e dependentes uns dos outros”

A mesma formação pode manifestar-se e desenvolver-se de diferentes maneiras nas várias regiões, mas os seus traços gerais, as regras de passagem duma formação para outra permitem formular leis gerais, sem excluir particularidade específicas ou desigualdades de ritmo e nível de desenvolvimento. Os povos não alcançam em simultâneo uma ou outra formação. A sucessão das formações sócio-económicas não é um esquema obrigatório, ao qual deve ajustar-se a história de cada povo. Uns povos atrasam-se no seu desenvolvimento e outros evitam formações inteiras.

A história da sociedade demonstra que o desenvolvimento das formações sócio-económicas assenta em dois tipos fundamentais de estrutura social: sem classes e com classes.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades