El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

EXCEDENTES DE PRODUÇÃO

O conceito de excedente envolve a fracção da produção social não consumida pelos produtores ou que, no termo do circuito produtivo, ultrapassa os consumos necessários à reprodução, sendo absorvida em geral pelas classes não produtivas.

Constitui um dos factores influentes nas relações sociais de produção. Com efeito, se a sociedade consagrasse todo o seu tempo de trabalho a produzir meios de subsistência, não teria qualquer possibilidade de se dedicar a outras actividades, fossem elas artesanais, artísticas, científicas, religiosas ou guerreiras. A existência de excedentes permitiu o aparecimento de indivíduos não ocupados inteiramente com a produção de bens essenciais. Deu lugar, ainda, a uma diversificação das actividades e ao inicio duma divisão social do trabalho.

Com o desenvolvimento económico a sociedade começa a produzir mais do que necessita para a sua subsistência imediata, num determinado período e espaço, o que se reflecte na criação de novas técnicas de armazenamento, conservação e renovação da produção nos períodos seguintes. Quando o excedente atinge proporções consideráveis, há saltos no desenvolvimento, por vezes acompanhados de contradições e conflitos.

No sistema comunitário os homens produzem uma quantidade extremamente insignificante, apenas suficiente para a manutenção da própria vida ou para cobrir as necessidades mais elementares, ou seja, o produto necessário.

À medida que se desenvolvem e aperfeiçoam as forças produtivas cresce a produtividade do trabalho e os homens começam a conseguir um produto suplementar, que excede o produto necessário.

A apropriação gratuita , por certos indivíduos ou grupos, do produto suplementar, deu origem ao aparecimento de uma classe de homens não directamente envolvidos, total ou parcialmente, na produção e vivendo à custa do consumo do produto suplementar criado por outros, O excedente da produção sobre o consumo conduz a uma inevitável definição da titularidade do controlo desse excedente e à tendência para a sua apropriação.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades