El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

RELAÇÕES DE PRODUÇÃO

Denominam-se relações de produção o conjunto das relações que grupos ou classes estabelecem entre si no decorrer do processo produtivo e que se concretizam através da actividade económica. A intervenção do homem na produção não é isolada, antes, reveste um carácter social

As relações de produção transformam-se com a alteração e desenvolvimento das forças produtivas a que estão organicamente ligadas e, por sua vez, agem sobre o desenvolvimento dessas mesmas forças. Constituem-se de acordo com a forma assumida pelos diferentes modos de produção, assentam no tipo dominante da propriedade dos meios de produção, na cooperação entre os membros da sociedade e na divisão do trabalho entre eles. Ao produzir os bens necessários à vida, os homens criam determinadas relações espontâneas, independentes da sua vontade e consciência, que correspondem às etapas de desenvolvimento das forças produtivas.

Na sociedade comunitária, os homens obtêm em conjunto os meios de existência necessários, constituindo uma colectividade de trabalho fechada. À medida que se desenvolvem novos instrumentos de trabalho, surge a divisão do trabalho e, com ela, o intercâmbio entre os diversos ramos e unidades de produção.

Numa determinada fase do desenvolvimento das forças produtivas e da produção mercantil, os meios de produção e de distribuição ficam concentrados nas mãos de alguns membros da sociedade. A partir de então o processo de produção só se concretiza quando os proprietários desses meios e os produtores estabelecem entre si determinadas relações.

A mecanização e a automatização múltiplas, tendem a concentrar num todo complexos económicos que abarcam amplos espaços globais, provocando profundas alterações nas relações económicas.
Um dos objectivos do socialismo é transformar os meios de produção em propriedade colectiva, motivando nova alteração nas relações de produção.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades