El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

TROCA

A troca é o intercâmbio de actividade entre os homens, que se manifesta directamente na produção ou sob a forma de produtos resultantes do trabalho.


A troca pode assumir uma forma simples ou directa resultante da permuta de coisas originada pelo aparecimento de bens que não se destinam a um uso imediato ou da permuta de bens entre produtores já especializados. Neste caso é originada pela divisão do trabalho e pelo isolamento dos produtores ou das produções.


O carácter e as formas de troca dependem do modo de produção. Com o aparecimento das mercadorias mantêm-se algumas formas de troca directa, de mercadoria por mercadoria, ou surgem formas de troca indirecta, através da compra e venda no mercado por intermédio duma unidade de medida, de que resultou a criação da moeda.


Com o inicio da actividade comercial intensifica-se a produção de bens materiais não destinados a um uso imediato directo ou indirecto, ou seja, a produção de mercadorias. Estes bens são produzidos com a finalidade de serem lançados no mercado, para serem vendidos e usados posteriormente pelos produtores ou pelos consumidores, adquirindo assim a característica de bens mercantis, bens especificamente destinados à troca.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades