El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MEIOS DE DISTRIBUIÇÃO

A produção de bens é a etapa criadora do processo económico. O resultado desta a actividade é objecto de distribuição entre os membros da sociedade. Na produção, o homem, através do trabalho social, modifica o que o rodeia criando bens e serviços; na distribuição, o homem aproxima os produtos dos indivíduos, para consumo próprio, ou dos grupos humanos, com vista ao consumo colectivo. Só se pode distribuir o que já foi criado. Neste sentido a distribuição segue sempre a produção e é determinada por esta.

A distribuição é também uma actividade económica que exige a execução dum trabalho e a existência de objectos materiais e serviços que se designam por meios de distribuição. As técnicas de distribuição vão desde os meios físicos à existência de meios específicos de transporte, do comércio e do mercado, quando estes já existem.

A distribuição assume formas diferentes de acordo com os instrumentos utilizados, os modos de produção e os diferentes graus de desenvolvimento económico. Isto significa que são as relações de produção que determinam as formas, o modo e a medida quantitativa da distribuição de produtos entre as pessoas, os grupos sociais ou as classes.

Num modo de produção não antagónico, a distribuição dos resultados da produção entre os indivíduos corresponde à partilha directa do que a comunidade produziu entre os seus componentes. Nas sociedades antagónicas, caracterizadas pela existência de classes sociais, verifica-se uma distribuição desigual, tanto qualitativa como quantitativa, e uma apropriação parcial dos bens e serviços produzidos. O principio da distribuição é, portanto, determinado pelo forma de propriedade dos meios de produção.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades