El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

SEDENTARISMO

Com a produção agrícola tornou-se indispensável a fixação das pessoas. Os povos dedicados à agricultura tiveram de se fixar nas terras onde iniciaram as suas plantações ou sementeiras. A criação de animais domésticos está também estreitamente ligada à vida sedentária. Nos lugares onde a pesca proporcionava uma considerável quantidade de alimentos as pessoas mantiveram uma vida sedentária. O estilo de vida nómada dos grupos humanos foi-se transformando, tornando-se cada vez mais sedentário.

Os agricultores agarrados aos seus campos sentem a necessidade de instalar junto deles habitações permanentes. Os primeiros camponeses fixaram-se e passaram a ampliar os seus acampamentos e a transformá-los em povoados ou aldeias, substituindo os abrigos por construções, já de longa duração, de madeira e de adobe e, por vezes, até mesmo de pedras sobrepostas.

A produtividade do trabalho aumentou nas comunidades sedentárias que passaram a produzir regularmente um excedente em relação às suas necessidades, aparecendo o gado como primeiro meio de acumulação de riqueza. O ciclo de produção envolvia a cooperação laboral ao nível do agregado familiar.

Com a sedentarização surgiram novas estruturas na organização social. As famílias começaram a reservar normalmente as mesmas terras para a sua agricultura generalizando-se a sua utilização exclusiva, embora continuasse de pé, por alguns milénios, a propriedade comunal da terra e dos restantes meios de produção.
O aparecimento do modo de vida sedentário impulsionou a produção generalizada e especializada de recipientes de cerâmica para fins funcionais e de instrumentos de trabalho mais perfeitos, com reflexos na expansão do artesanato.

Contribuiu também para a fixação de comunidades e existência de locais, em zonas de caça ou de pesca particularmente abundantes, que proporcionavam uma considerável quantidade de alimento.No continente africano, junto dos grandes lagos bem providos de peixe, a base produtiva assentava na pesca. Durante todo o ano, as comunidades aí instaladas obtinham um alimento nutritivo que lhes assegurava a sobrevivência. Naturalmente que a tendência para completar esta alimentação consistiu apenas em adoptar alguns animais domésticos, começar a cuidar das plantas locais e a proceder ao seu cultivo.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades