El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO

A produção intensiva de alimentos afectou a partilha igualitária, que ocorria de forma natural entre as comunidades de caçadores e recolectores, e abalou a solidariedade e reciprocidade existente. Os produtos eram obtidos com o trabalho comum e, como tal, eram igualmente repartidos entre todos os membros da comunidade.


Uma das consequências do novo estilo de vida foi a mudança radical da dieta humana. A alimentação registou um decréscimo no consumo de carne e tornou-se mais diversificada. Passou a basear-se mais nos cereais: trigo na Ásia Ocidental e Europa, arroz na Ásia, sorgo e painço em África e milho na América. O inhame e outros tubérculos constituíram, em África, uma significativa parte da dieta durante vários milénios. A domesticação e criação de animais acrescentou novos e importantes elementos à dieta diária: ovos, leite e seus derivados. A carne começou a ser em parte cozinhada no fogo, em bolsas de couro ou em covas.


Numa fase inicial, para cozinhar os alimentos eram colocados sacos de pele ou cestos entrançados numa cova que se enchia com água e pedra aquecidas. O aparecimento de vasos de barro alterou esta prática e deu lugar ao cozimento sistemático dos alimentos. A maior utilização de vegetais tornou indispensável o uso de sal.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades