El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

OUTRAS ACTIVIDADES PRODUTIVAS - RECOLHA DE MINÉRIOS

A produção de instrumentos de trabalho e utensílios exigia a remoção e recolha de pedaços de rocha dos amontoados de seixos, do chão e das encostas dos montes. As pedras, o silex ou a obsidiana eram recolhidos directamente da camada superior ou de depósitos muito pouco profundos. Deve entender-se apenas como uma actividade de recolha de matérias-primas à superfície.


Ao cavar mais profundamente o solo, encontravam-se tipos de silex mais duradouros e de melhor qualidade. Há alguns indícios escassos de escavações, mas não se pode classificar esta actividade como de extracção de minérios, que exige uma especialização, uma organização e divisão de trabalho ainda não atingidas neste modo de produção.


Alguns minerais são fáceis de encontrar, como a hematite, o caulino, o carvão e o ocre, havendo conhecimento da sua recolha mesmo antes do início da produção agrícola. Com a alteração da dieta alimentar alterou-se as proporções de hidratos de carbono e, consequentemente, aumentou consideravelmente a carência de obtenção de sal.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades