El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS - PESCA E ALIMENTOS MARÍTIMOS

Com o avanço do modo de produção alimentar e a tendência para um tipo de vida mais sedentário, a pesca assume mais importância e dá lugar a uma intensificação de relações com as comunidades dedicadas à agricultura. Era frequente a localização destas comunidades na proximidade do mar, dos lagos, rios ou outros pontos de água, onde a disponibilidade de alimentos aquáticos, principalmente peixe, permitia uma habitação semi-permanente e facilitava a troca directa de produtos.


A tecnologia utilizada contribuiu muito para este avanço. O equipamento de pesca inclui já cabeças de arpões de osso farpadas, pedras com sulcos, que serviam de contrapesos a redes de pesca, anzóis de osso e madeira atados a pequena hastes de ardósia, etc. Para fazer fios e redes de pesca, eram aproveitadas as fibras do taro e do inhame.


Para as comunidades a viverem nas áreas marítimas era importante a apanha de produtos do mar. Com a subida da temperatura verificou-se uma abundância de marisco e crustáceos largamente aproveitada pelas populações. Intensificou-se, em regiões mais frias, a caça às focas. Em algumas áreas costeiras, a economia baseava-se na exploração de recursos alimentares marítimos.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades