El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MATÉRIAS-PRIMAS

As matérias-primas, já utilizadas na economia recolectora, mantiveram-se sem grande alteração. Com a evolução da agricultura foi necessário obter maior quantidade dessas matérias-primas e melhorar a sua qualidade. As aplicações da pedra, da madeira, da pele dos animais, dos ossos ou dos chifres diversificaram-se permitindo a manufactura de novos utensílios de uso doméstico e de instrumentos de trabalho necessários ao amanho das terras ou produção de artefactos. O grande avanço da olaria e o aparecimento generalizado da cerâmica teve como consequência a extracção de argila em grandes quantidades.


As plantas e os animais, ao serem domesticados e criados, transformam-se de objectos naturais em matérias-primas, com a germinação provocada e a reprodução vegetativa. Por sua vez, as novas matérias de origem animal ou vegetal dão lugar a produtos derivados, tais como: as sementes, os tubérculos, as estacas, os grão de trigo ou de milho, os ovos, o leite, etc.


Com a domesticação dos animais começaram a ser utilizados o pêlo da ovelha e da cabra. A lã substituiu o couro, que perdeu a sua importância no fabrico de vestuário. A cultura do linho motivou o aparecimento duma nova matéria-prima a utilizar na produção de vestuário.


No fabrico de objectos decorativos ou mágicos foi preferido o âmbar, resina fossilizada, transparente, que deve a sua importância às suas propriedades electromagnéticas, conhecidas mas, como é evidente, não compreendidas.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades