El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MEIO AMBIENTE

A introdução efectiva do sistema de produção de alimentos foi influenciada, tanto no tempo como no espaço, pelo ambiente existente e pelos utensílios utilizados. A produção agrícola depende do clima, do estado do tempo, das estações do ano e doutros factores naturais, principalmente dos solos. As condições ecológicas nos trópicos são muito diferentes das zonas temperadas, apresentando problemas específicos e requerendo outras linhas de desenvolvimento para a organização da produção vegetal ou animal.


No modo de vida recolector, o ser humano estava sujeito às oportunidades e limitações resultantes do seu meio ambiente, tendo de se deslocar à procura de áreas favoráveis. Com o modo de produção agrícola o homem consegue intervir sobre esse meio, modificando-o e adaptando-o aos seus próprios interesses e necessidades. Com este avanço, para além do ambiente natural, o homem cria um novo ambiente, o ambiente cultivado, por vezes, prejudicando o equilíbrio biológico.


Há diferenças visíveis entre as condições ambientais favoráveis à simples recolha de plantas e as aconselháveis ao seu cultivo. Por exemplo, o cultivo de plantas chegou tarde às pradarias ervosas das zonas temperadas. A relva da pradaria era muito difícil de trabalhar com os utensílios então disponíveis. Eram igualmente difíceis de trabalhar os solos com alto teor de argila, as terras húmidas temperadas, as florestas chuvosas tropicais ou as terras semiáridas. Em contrapartida, estava mais facilitada a exploração dos bosques e das savanas, com vegetação intermédia, o mesmo acontecendo com o ambiente ribeirinho.


A criação de animais ainda hoje depende muito das condições ambientais. Muitos solos inconvenientes para a cultura de plantas ajustam-se ao aproveitamento pelo pastoreio. A expansão das florestas trouxe consigo mudanças consideráveis na vida animal. As doenças com origem em insectos representou também outro factor que afectou a criação dos animais domésticos e do gado.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades