El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

O PRODUTO E O SEU VALOR DE USO

O valor de uso consiste na capacidade que um produto tem de satisfazer as necessidades sociais. É uma característica qualitativa, não sendo possível exprimi-lo sob uma forma numérica ou compará-lo com outros valores de uso. Essa capacidade depende das qualidades do trabalho despendido na produção, das matérias, dos instrumentos e das técnicas utilizadas.


A utilidade proporcionada por um objecto é referida como contendo um valor de uso. Este realiza-se no consumo ou no uso, podendo aparecer como matéria-prima, meio de trabalho ou produto, conforme o lugar que ocupa no processo de produção.


Os produtos, sejam bens ou serviços, quando úteis, têm sempre um valor de uso independentemente das formas sociais de produção. Quando um produto adquire a característica de se tornar um objecto de troca, ou seja, uma mercadoria, passa a estar representada por um valor mensurável de acordo com a quantidade de força de trabalho socialmente necessário à sua reprodução.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades