El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

Os membros da comunidade realizam em conjunto ou dividem entre si as actividades de caça, pesca, recolha de plantas e frutos ou a manufactura de artefactos. Todos estão colocados num nível semelhante ou igual de participação na produção ou na de caça, distribuição dos benefícios conseguidos.

Os eventuais excedentes têm um significado reduzido, a divisão do trabalho em termos sociais é inexistente ou muito rudimentar, a noção de propriedade privada está ausente. Não existem no seio da comunidade desigualdades económicas suficientes para provocar a divisão social em classes. Não tem sentido a necessidade de governar e de respeitar leis, a diferenciação social ou a exploração do homem pelo homem.

Tal não significa que não subsistam algumas diferenças próprias das características individuais, da utilidade dum comando, da necessidade de existirem homens com experiência e sabedoria, capazes de conservar e transmitir os conhecimentos, os usos e costumes das gerações anteriores ou explicarem os fenómenos naturais ou sociais que preocupavam a comunidade.

No clã, ou num grupo de caça, o comando tende a ser mantido por indivíduos prestigiados pela idade, o conhecimento das tradições, o vigor, as proezas na caça ou certos dons particulares. Os homens fisicamente mais fortes, mais resistentes e agressivos, os caçadores mais hábeis tendem a assumir a direcção do grupo impondo a sua autoridade, geralmente aceite.

Igualmente desempenhava um papel destacado a figura do feiticeiro ou o xamã, que começa a ser sustentado pela comunidade. A ele se atribui o dom de assegurar a sobrevivência do grupo, garantir a abundância de alimentos, de boas condições climatéricas ou de caçadas bem sucedidas. O feiticeiro influencia múltiplos acontecimentos de natureza social e preside a rituais. Em todos estes casos, trata-se apenas de influências pessoais que duram enquanto as pessoas conservam as qualidades próprias para as exercer. Nas situações difíceis são consultados os anciãos.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet