El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

FORMAS DE PROPRIEDADE

Os meios de produção de que os grupos humanos dispõem – recursos naturais, utensílios, instrumentos de trabalho – são pertença de todos os membros da comunidade. Constituem propriedade colectiva, base do sistema comunitário. Não faz sentido falar-se de propriedade dos meios de produção, incluindo a terra, pois eram utilizados por toda a colectividade na satisfação das suas necessidades. Os simples instrumentos de trabalho feitos de pedra, madeira ou ossos, as setas, os dardos, são propriedade comum dos componentes do agrupamento.


O mesmo conceito de propriedade comum se aplica aos bens de consumo provenientes da colheita, da caça ou da pesca, que são igualmente partilhados pela comunidade. O conceito de propriedade colectiva existia duma forma embrionária, ou até inconsciente, quando cada comunidade se começa a sentir possuidora do seu próprio território de caça.


Não se criam excedentes individuais, a propriedade privada não tem condições para existir. Tudo quanto se obtém ou produz é propriedade colectiva do grupo. A exploração do homem pelo homem é pois impraticável. Os indivíduos possuíam somente os seus utensílios, as suas armas e os adornos pessoais. Objectos rituais eram propriedade comum. É ignorada qualquer outra forma de propriedade.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades