El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

ACAMPAMENTOS E ÁREAS DE OCUPAÇÃO

O típico acampamento compõe-se dum número reduzido de abrigos independentes, correspondentes a unidades económicas e sociais de base, ligados entre si por relações de produção e de parentesco.

Os acampamentos são totalmente dependentes do meio ambiente, com mais frequência localizados perto de água. A sua escolha requer uma selecção que varia com as condições geográficas e climatéricas, existência duma pedreira, dum rio com calhaus ou dum lago, com margens argilosas ou arenosas, duma praia, da abundância de caça, pesca ou outros meios alimentares.

Na Europa, sob a influência das condições climatéricas, os acampamentos surgem de preferência junto de abrigos de rocha ou grutas fundas, para protecção do frio; já, em África, onde o tempo varia entre o seco e o húmido, é possível a localização ao ar livre, a céu aberto, entre as florestas e os campos.

Os acampamentos temporários são muito frequentes e não são estruturados. Os habitantes mudam de sítio durante o ano para aproveitar os diferentes recursos naturais ou para ocupar lugares de maior altitude durante o verão. Para os caçadores a sua localização é determinada pelo movimento dos animais.

Os acampamento permanentes estão já relacionados com algum sedentarismo e a ocupação definitiva de abrigos. È frequente aparecerem em zonas piscatórias ou próximas das fontes de recolha de pedra. Alguns locais funcionam como acampamentos base, onde os animais são esquartejados ou onde funcionam oficinas de talhe. Neles se desenrolam as actividades necessárias à vida diária da comunidade. Os sítios para desempenho duma única actividade eram extremamente raros.

Os limites dos acampamentos, quando existem, são de difícil identificação. Alguns obstáculos naturais ou intencionais, como uns calhaus ou montículos de pedra, poderão definir um limite extremo. Não existe uma definição de áreas de ocupação, que dependem do regime de acampamento, do meio geográfico e da própria riqueza dos recursos naturais susceptíveis de serem recolhidos habitualmente por um determinado agrupamento humano. Algumas das áreas ocupadas podem abranger alguns milhares de metros quadrados. O sentido de território pode ser dado por um padrão disperso de povoamento ou pela instalação de cemitérios.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades