El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

OUTRAS ACTIVIDADES - PRODUÇÃO ARTÍSTICA

A produção artística pressupõe a possibilidade de os povos disporem de algum tempo para além do dedicado à simples recolha de alimentos. As manifestações artísticas ocorrem numa fase já bastante adiantada do homem moderno. Segundo os historiadores, a arte poderá ter nascido há cerca de 30 mil anos, embora possam ter existido formas anteriores de expressão artística, como seja, o aparecimento de instrumentos líticos retocados com o fim de alcançarem uma forma simétrica ou a utilização de pedras com formas invulgares ou de cores atractivas.

Conforme o objecto e os materiais empregues, a arte divide-se em duas categorias: a arte rupestre e a arte móvel.

Na arte rupestre, podem distinguir-se figuras gravadas ou pintadas e, mais raramente, baixos relevos. Na gravação eram usadas ferramentas adequadas, designadamente buris de silex. Na pintura são utilizados corantes de origem mineral, como: ocre, hematites, minério de manganês, carvão vegetal e outros materiais. As tintas parecem ter sido aplicadas à mão com a ajuda de penas de ave, cabelo, folhas ou talvez mesmo bonecas feitas de pele.

Na arte móvel, os objectos são portáteis e podem ser obras de arte próprias ou integrar utensílios decorativos. Os materiais são igualmente a pedra, a madeira, o osso, o marfim, os dentes ou as armações dos veados. Nos países escandinavos foi aproveitado o âmbar como matéria-prima. Surgem ainda as primeiras figuras de barro endurecido pelo fogo. Os exemplares criados são coloridos por meio de ocre ou outro pigmento.

A ornamentação do corpo humano reflecte a individualidade, a longevidade das artes decorativas, as tradições estéticas e a expressão de um complexo de crenças. Os caçadores utilizavam o ocre vermelho para pintar os seus corpos. Como objectos de adorno são usados brincos, colares, ossos, pedras, dentes furados, conchas marinhas, casca de ovo de avestruz. O obtenção destes objectos era, por vezes, conseguida através de troca directa ou dádiva.

Duma forma geral as manifestações artísticas são naturalistas e por isso revelam a cultura material, o estilo de vida e o meio ambiente, constituindo assim importantes documentos que permitem e facilitam o conhecimento da actividade económica e social das épocas em que foram produzidos.

O aparecimento da noção de estética e, consequentemente, das actividades artísticas surge em todas as regiões, embora em épocas diferentes, com utilização dos materiais disponíveis ou conseguidos por permuta. Exerce uma influência notória na procura e transformação de materiais adequados, preparação de instrumentos, na disponibilidade de algum tempo para além do dedicado à procura de meios de subsistência, no desenvolvimento de actividades criadoras susceptíveis de proporcionar alegria aos seres humanos.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades