El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

OUTRAS ACTIVIDADES - VESTUÁRIO

O uso do vestuário correspondeu a uma necessidade física variável conforme o clima e outros factores ambientais. Alguns povos mantiveram-se praticamente nus e outros tiveram de procurar meios de proteger o seu corpo contra o frio. O vestuário facilitou a permanência do homem em zonas climáticas mais desfavoráveis e, consequentemente, a ocupação humana dos continentes. Numa fase posterior o vestuário passa a ser também utilizado em cerimónias religiosas ou guerreiras.

A satisfação da necessidade de cobrir o corpo teve grande influência no desenvolvimento do processo produtivo. Nas regiões onde a existência de vestuário era indispensável, foi necessário procurar os materiais adequados, inventar instrumentos para os transformar, adquirir novos conhecimentos para a sua confecção.

As peles de animais começaram a servir de peças de vestuário. Na sua preparação foram utilizados alguns utensílios e técnicas para amaciar a pele e abrir buracos. A pele era raspada para lhe retirar os resíduos de carne ou gorduras, amolecida em gordura líquida ou em água misturada com casca de carvalho ou salgueiro. A invenção da agulha contribuiu para o desenvolvimento da confecção do vestuário.

No Brasil, a ausência generalizada de vestuário entre os ameríndios despertou a atenção dos nossos navegadores, isto há cerca de 500 anos. Os descobridores portugueses referem ainda a presença de indivíduos completamente nus ou parcialmente cobertos com cascas de árvore ou peles de cabra, noutras zonas da América do Sul e da África Subsariana.

Em contrapartida, a presença humana em latitudes muito a norte deu lugar à criação intensiva de vestuário, usando como matéria-prima as peles de foca e de outros animais.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades