El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO - ARTEFACTOS DE OSSO E MARFIM

Entre os materiais facilmente disponíveis na natureza, os pedaços de osso seriam dos mais úteis e fáceis de utilizar com eficácia sem a exigência de grandes modificações. As lascas de osso, embora frágeis, tinham um uso semelhante ao da pedra. O osso revelou-se um excelente material para ser trabalhado com o fim de criar instrumentos pontiagudos ou espatulados. Essa característica permitiu o seu uso para coser peles de animais ou trabalhar fibras de plantas. Há conhecimento de se fabricarem flautas com ossos de pequenos animais. Já então era retirado o tutano, depois do osso quebrado.


Os ossos, o marfim, os chifres e até os dentes de animais eram aproveitados na manufactura de projécteis pontiagudos, pontas de lança e de arpões, propulsores de lanças, furadores, espátulas, anzóis para pesca, agulhas por vezes providas de buracos, facas, pás, picaretas, etc.


Os chifres de veado podem ter sido usados na extracção de raízes comestíveis e, à semelhança da madeira, como cabos dos instrumentos líticos. Os caninos de hipopótamo eram úteis como picaretas.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades