El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO - INSTRUMENTOS DE MADEIRA

O uso da madeira deve ter precedido e depois acompanhado as primeiras formas definidas de objectos de pedra lascada. Para fazer utensílios e instrumentos de madeira foram utilizados instrumentos líticos, como o biface que em muito facilitou o corte da madeira.


Entre os primeiros instrumentos de madeira podem citar-se os paus afiados utilizados na recolha de alimentos, desenterramento de bolbos e raízes, caça de pequenos animais e lanças preparadas para a caça. A azagaia de madeira endurecida pelo fogo é uma arma de caça muito eficiente. Na Ásia o bambu foi utilizado como matéria-prima para o fabrico de utensílios e lanças aguçadas.


A utilização prática do cabo de madeira constituiu, para a época, uma grande descoberta. Os utensílios de pedra munidos dum cabo permitem a obtenção de instrumentos de diversa natureza, tais como: facas, machados, martelos, goivas e, mais tarde, enxadas. Muitos instrumentos líticos tinham de ser encabados. As pedras perfuradas onde era montado um cabo de madeira serviam para fazer covas ou triturar alimentos. Há conhecimento da utilização de pequenos blocos de resina par unir o bordo do instrumento ao seu cabo. Uma aplicação prática dos meios ambientais.


Embora sem provas físicas conhecidas, dada a sua deterioração com o tempo, as deslocações através de todos os continentes não poderiam ter sido realizadas sem o auxilio de troncos de árvores, eventualmente cavados pelo fogo, ou jangadas rudimentares.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades