El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MEIOS HUMANOS - O TRABALHO

Com a actividade primitiva teve início o processo de formação do trabalho humano através da preparação consciente de utensílios e instrumentos usados na recolha ou preparação dos alimentos, na caça ou na pesca. Os recursos naturais são transformados em objectos destinados a utilizar na obtenção dos meios necessários à sua subsistência. Isto permite-lhe conhecer as suas propriedades.


As capacidades físicas e mentais do conjunto dos indivíduos foram, nesta fase, essencialmente aplicadas na obtenção de objectos para o seu uso directo ou necessários à sua actividade produtiva, na recolha dos alimentos, no aproveitamento consciente da sua energia física, manutenção e utilização do fogo, transmissão de conhecimentos e até na criação artística. Porém, na sociedade recolectora conta mais a força de trabalho humana do que os meios de produção exteriores ao homem.


A actividade laboral teve consequências decisivas para o próprio homem. O seu organismo adaptou-se não só às condições do meio, mas também aos efeitos do próprio trabalho. Os seus órgãos aperfeiçoam-se, designadamente as suas mãos e o seu cérebro. A sua atenção desenvolve-se e concentra-se nos instrumentos que ele próprio cria e, por conseguinte, na sua própria actividade. O tempo de trabalho limita-se, em geral, a assegurar a subsistência do grupo, inclusive dos que não podem participar da actividade laboral.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades