Observatorio de la Economía Latinoamericana


Revista académica de economía
con el Número Internacional Normalizado de
Publicaciones Seriadas ISSN 1696-8352

ECONOMÍA DO BRASIL

ANÁLISE DA DINÂMICA PRODUTIVA DO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PARÁ-AMAZÔNIA-BRASIL





Lisley Larissa do Carmo Moreira (CV)
Igor Azevedo dos Santos de Castro Tabosa (CV)
Heriberto Wagner Amanajás Pena (CV)
lisley.moreira@gmail.com
Universidade do Estado do Pará





RESUMO
Este artigo tem por finalidade analisar as atividades e empreendimentos através de indicadores econômicos que definem a economia do município de Uruará no ano de 2010. Para analise, foram utilizados os seguintes indicadores: Quociente Locacional (QL), Participação Relativa (PR) e Índice de Hirschman-Herfindahl (IHH) que permitem a classificação do município de acordo com a Matriz Bidimensional e do Dinamismo econômico.
Através de dados tabelados fornecidos por PENA et. al (2010) foi possível obter o resultado por meio de cálculos para comparação com as quantidades de atividades em relação ao estado e classifica-las como estagnadas, dinâmicas e em expansão, não havendo dados de empreendimentos em declínio no município.
Foi possível destacar as atividades em maior atividade e que mais movimentam o mercado do local, fazendo relação histórica com as mesmas.

Palavras-Chaves: Dinâmica Comercial, Uruará, indicadores econômicos.

RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo analizar las actividades y la evolución a través de los indicadores económicos que definen la economía del municipio de Uruará en 2010. Locacional cociente (LQ), Participación Relativa (PR) y de Herfindahl Hirschman-Index (HHI) que permiten la clasificación del municipio de acuerdo a la matriz de dos dimensiones y Dinamismo económico: Para el análisis, se utilizaron los siguientes indicadores. A través de los datos tabulados proporcionadas por PEN et. al (2010) se pudo obtener el resultado por medio de cálculos para la comparación con las cantidades de actividad en relación con el estado y los clasifica como estancada, dinámico y en expansión, no hay datos sobre la disminución de las empresas municipales.
Fue posible destacar las actividades en una mayor actividad y mover el mercado en el lugar, haciendo relación histórica con ellos.

Palabras clave: dinámica comercial, indicadores económicos Uruará

ABSTRACT
This article aims to analyze the activities and developments through economic indicators that define the town's economy Uruará in 2010. Locational Quotient (LQ), Relative Participation (PR) and Herfindahl-Hirschman Index (HHI) which allow the classification of the municipality according to the Two-Dimensional Array and economic Dynamism: For analysis, the following indicators were used.
Through tabulated data provided by PEN et. al (2010) it was possible to obtain the result by means of calculations for comparison with the amounts of activity regarding state and classifies them as stagnant, dynamic and expanding, there is no data on the decline in township enterprises.
It was possible to highlight the activities in higher activity and move the market over the place, doing historical relationship with them.

Key Words: Commercial Dynamics, Uruará, economic indicators.

Para ver el artículo completo en formato pdf pulse aquí


Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

do Carmo Moreira, L., dos Santos de Castro Tabosa, I. y Amanajás Pena, H.: "Análise da dinâmica produtiva do município de Uruará-Pará-Amazônia-Brasil", en Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 194, 2014. Texto completo en http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/14/economia-uruara.hmtl


  1. INTRODUÇÃO

A análise da dinâmica da estrutura produtiva local tem como objetivo oferecer referenciais quantitativas que permitam uma melhor visão do Estado em relação aos empreendimentos que estão em atividade resultando numa melhor aplicação das verbas públicas e auxiliando os empreendedores em seus negócios.
Através do auxilio de dados cadastrados de todas as atividades no município no ano de 2010 foram calculados os setores produtivos com a finalidade de classificar os mercados que estão em atividade utilizando gráficos, dando enfoque aos setores produtivos mais relevantes do cenário econômico local.
Os resultados definem a dinâmica produtiva local em relação ao Estado e estabelecem quatro variáveis dentro dos setores que explicam o fluxo nas dinâmicas econômicas municipais.
São os Setores:
O Setor Dinâmico possui grande especialização local, são atividades de maior importância e atratividade com participação relativa maior que 10%.
O Setor Estagnado tem reduzida atividade no setor, possuindo pouca participação relativa no Estado.
 O Setor em Expansão possui alto grau de especialização das atividades dentro do município, sendo atrativo para empreendedores.
O Setor em Declínio, sua principal característica é a falta de concentração produtiva, porém pode apresentar acentuada participação relativa no Estado.
Uma vez salientado esses quatro setores podemos isolar e avaliar as atividades econômicas da cidade de Uruará definindo quais as atividades estavam estagnadas, em declínio, dinamizadas e em expansão.

  1. HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE URUARÁ

O município de Uruará está localizado as margens da rodovia Transamazônica, especificamente no km 180 da Br 230, pertence a mesorregião do sudoeste paraense e a microrregião de Altamira, surgiu nos anos 70 a partir  Plano de Integração Nacional e do Projeto de Colonização do INCRA, o marco fundamental para povoamento da área foi uma pequena escola, foram trazidos grandes números de migrantes de várias regiões do País, povo movido pelas dificuldades tiveram como justificativa a buscar por educação para seus filhos, no inicio dos anos 80 surge a luta pela melhoria da agrópole, e a ideia de emancipação do território pois o município de Prainha se encontrava distante para atendimento básico do povo, somente em 1986  foi emancipado da área pertencente ao município de Prainha e obteve a denominação de Uruará que significa “Berço de flores”, homenagem a cultura indígena, foi elevada a categoria de município em 1988 pela lei estadual nº 5435. Atualmente possui uma área de 10.791,371 km2 e cerca de 44.789 habitantes (IBGE 2010).
Dispõe-se de uma economia com base na agricultura, sendo o pilar principal a pecuária aliado à produção de cacau entre outros cultivos como a pimenta-do-reino, além da indústria madeireira que mesmo tendo sofrido uma diminuição, ainda movimenta nos dias atuais parte da economia do município

 

  1. MÉTODOS DE ANÁLIZE
    1. INDICADORES ESTATISTICOS

Para classificar o município quanto ao dinamismo de sua estrutura produtiva foi aplicado três indicadores estatísticos – Quociente Locacional, Índice de Hirschman-Herfindahl (IHH) e a Participação Relativa (PR).
O QL está relacionado ao grau de especialização do município em determinada atividade, o IHH representa a concentração na atividade econômica quando apresenta um numero positivo, o PR indica a participação relativa da atividade no Estado, demostrando um maior grau de importância da atividade quando está próximo ao numero um.

Deve-se levar em consideração a especificidade de uma atividade no município, e a relevância da mesma tomando como referencia o Estado.

 = Estabelecimento da atividade ou Setor no Município;
 = Estabelecimento referente a todas as atividades que constam no município;
 = Estabelecimento da atividade ou setor no Pará;
 = Estabelecimento de todas as atividades ou setores do Pará

Se determinado município possuir seu QL superior a 1 (um), representa que tem especialização na atividade, quando apresenta valor inferior indica que essa especialização é menor em relação aos dados do Estado.
O IHH é usado para conhecer o real peso da atividade em relação ao Estado, pois o QL pode resultar em um valor alto e impreciso, causando a suposição de que o município se especializou em uma única atividade desconsiderando a possibilidade desta ser a única atividade exercida pelo município.
Definição do IHH:
Definição do PR:
O último índice quanto mais próximo de 0, menor a relevância da atividade analisada em relação ao estado, ela pode variar de 0 a 1.
Essas variáveis implicam que pode haver alternância de estado produtivo entre os setores econômicos dependendo das condições do mercado, da influência das políticas públicas sobre esse mercado, investimentos privados e etc.

  1. RESULTADOS

Após verificar as atividades que estão atuando no município até o ano de 2010, foram feitos cálculos destacando as atividades dinâmicas, estagnadas e em expansão, totalizando 63 tipos de prestações de serviços, não havendo ocorrência de empreendimentos em declínio.
Foram utilizadas as variáveis para comparação das quantidades de empreendimentos do município em relação ao estado.
Abaixo segue os referidos dados tabelados sobre as atividades em expansão, dinâmicas e estagnadas, consecutivamente:

TABELA1: ATIVIDADES EM EXPANSÃO


Atividades Produtivas

Total de ativ. no Pará

Uruará

QL

IHH

PR

 

Cultivo de cereais

243

8

6,733735

0,028033

0,03292181

EXP

Cultivo de soja

38

1

5,382558

0,021427

0,02631578

EXP

Cultivo de plantas de lavoura temporária não especificadas anteriormente

67

1

3,052794

0,010036

0,01492537

EXP

Cultivo de frutas de lavoura permanente, exceto laranja e uva

75

1

2,727163

0,008444

0,01333333

EXP

Criação de bovinos

4.769

29

1,243778

0,001192

0,00608093

EXP

Criação de animais não especificados anteriormente

16

1

12,78357

0,057611

0,0625

EXP

Abate de reses, exceto suínos

65

1

3,146726

0,010496

0,01538461

EXP

Fabricação de conservas de frutas

36

1

5,681589

0,022889

0,02777777

EXP

Fabricação de conservas de legumes e outros vegetais

40

1

5,11343

0,020111

0,025

EXP

Desdobramento de madeira

690

19

5,632183

0,022647

0,02753623

EXP

Fabricação de produtos cerâmicos não-refratários para uso estrutural na construção

178

1

1,149085

0,000729

0,00561797

EXP

Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias

19

1

10,76512

0,047742

0,05263157

EXP

 

Distribuição de energia elétrica

 

137

 

1

 

1,492972

 

0,00241

 

0,00729927

 

EXP

Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas

24

1

8,522383

0,036778

0,041666667

EXP

Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações

67

1

3,052794

0,010036

0,014925373

EXP

Obras de terraplenagem

146

1

1,40094

0,00196

0,006849315

EXP

Serviços especializados para construção não especificados anteriormente

121

1

1,69039

0,003375

0,008264463

EXP

Comércio de peças e acessórios para veículos automotores

1.237

10

1,653494

0,003195

0,008084074

EXP

Representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos não especificados anteriormente

42

1

4,869933

0,01892

0,023809524

EXP

Comércio Atacadista de animais vivos, alimentos para animais e matérias-primas agrícolas, exceto café e soja

90

1

2,272635

0,006222

0,011111111

EXP

Comércio Atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário; partes e peças

39

3

15,73363

0,072034

0,076923077

EXP

Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios

 

46

 

1

 

4,446461

 

0,01685

 

0,02173913

 

EXP

Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados

697

10

2,934536

0,009458

0,014347202

EXP

Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns

1.435

9

1,282812

0,001383

0,006271777

EXP

Comércio varejista de tintas e materiais para pintura

91

1

2,247661

0,0061

0,010989011

EXP

Comércio varejista de vidros

134

2

3,052794

0,010036

0,014925373

EXP

Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo

349

3

1,758199

0,003707

0,008595989

EXP

Comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas

25

1

8,181488

0,035111

0,04

EXP

Comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário

1.410

12

1,740742

0,003622

0,008510638

EXP

Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios

2.489

15

1,232647

0,001137

0,006026517

EXP

Comércio varejista de calçados e artigos de viagem

468

5

2,185226

0,005795

0,010683761

EXP

Atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente

37

1

5,528032

0,022138

0,027027027

EXP

Atividades de rádio

50

1

4,090744

0,015111

0,02

EXP

Telecomunicações sem fio

30

1

6,817906

0,028444

0,033333333

EXP

Telecomunicações por satélite

15

1

13,63581

0,061778

0,066666667

EXP

Bancos comerciais

41

1

4,988712

0,019501

0,024390244

EXP

Atividades imobiliárias de imóveis próprios

57

2

7,176744

0,030199

0,035087719

EXP

Ensino médio

80

1

2,556715

0,007611

0,0125

EXP

Serviços de assistência social sem alojamento

39

1

5,244543

0,020752

0,025641026

EXP

Atividades de organizações religiosas

378

3

1,623311

0,003047

0,007936508

EXP

Atividades funerárias e serviços relacionados

105

1

1,947973

0,004635

0,00952381

EXP

É importante ressaltar que a extração e o desdobramento de madeira são atividades em grande atuação no município, porém devido às ilegalidades que ocorrem no local os empreendimentos são classificados como “em expansão”, como demostra a tabela 1.
Embora seja uma das atividades que mais movimenta o comercio do município, o numero de empresas sem registro é significativo, resultando em prejuízo nas áreas de extração.
O comércio atacadista de máquinas exerce uma importante função econômica dentro do município, pois o numero de fazendas que mantem a agropecuária extensiva como principal atividade é extremamente grande, este é um reflexo da grande quantidade de terras não utilizadas no estado, resultado de politicas de fiscalização ambiental falha até alguns anos atrás.
Boa parte do território do município atualmente está direcionado a criação de gado bovino, abastecendo a demanda da cidade nos açougues e supermercados.
TABELA2: ATIVIDADES DINÂMICAS


Atividades Produtivas

Total de atividades no Pará

Uruará

QL

IHH

PR

 

Cultivo de cacau

10

1

20,4537

0,09511

0,1

DIN

Representantes comerciais e agentes do comércio de motocicletas, peças e acessórios.

3

1

68,1790

0,32844

0,333333

DIN

Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de insumos agropecuários.

15

2

27,2716

0,12844

0,133333

DIN

A seguir estão salientadas as atividades com maior potencial de crescimento dentro da economia uruaraense, demonstrando assim o principal enfoque de investimentos na região, dentre eles destacamos o cultivo de cacau e o comercio atacadista de mercadorias em geral que estão classificados como dinâmico.
Uruará é historicamente um grande produtor de cacau e pimenta-do-reino, isso é comprovado com seu comércio dinâmico, embora sua produção ainda seja ofuscada por municípios vizinhos. O cultivo de cacau é predominante na área sudoeste do Pará, pois possui solos dos tipos Latossolo Amarelo e Terra Roxa Estruturada, favoráveis por sua fertilidade e por permitir a adaptação de varias culturas. Recentemente a região tem fortalecido seu comércio de cacau devido à criação de cooperativas e sindicatos dos fazendeiros, reivindicando os royalties de exportação do material bruto.
A produção de grãos e cacau mantém-se crescente principalmente nos últimos anos, incentivados pela introdução de processos tecnológicos nas lavouras e incentivos governamentais.

A necessidade de manutenção destes processos tecnológicos tem aumentado o comércio atacadista dentro da cidade, principalmente em relação aos insumos agropecuários, como expresso na tabela 2.

TABELA3: ATIVIDADES ESTAGNADAS


Atividades Produtivas

Total de ativ. no Pará

Uruará

QL

IHH

PR

 

Comércio varejista de mercadorias em geral, sem predominância de produtos alimentícios

267

1

0,766057

-0,00114

0,00374

ESTG

Comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção

2.086

7

0,686366

-0,00153

0,00335

ESTG

Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação

239

1

0,855804

-0,0007

0,0041841

ESTG

Comércio varejista de livros, jornais, revistas e papelaria

451

2

0,907039

-0,00045

0,00443459

ESTG

Comércio varejista de artigos recreativos e esportivos

305

1

0,670614

-0,00161

0,003278689

ESTG

Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

313

1

0,653473

-0,00169

0,003194888

ESTG

Comércio varejista de artigos de óptica

352

1

0,581072

-0,00205

0,002840909

ESTG

Comércio varejista de gás liquefeito de petróleo (GLP)

428

1

0,477891

-0,00255

0,002336449

ESTG

Comércio varejista de outros produtos novos não especificados anteriormente

1.279

3

0,479759

-0,00254

0,002345582

ESTG

Transporte rodoviário de carga

602

2

0,679526

-0,00157

0,003322259

ESTG

Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas

1.211

3

0,506698

-0,00241

0,002477291

ESTG

Bancos múltiplos, com carteira comercial

281

1

0,72789

-0,00133

0,003558719

ESTG

Atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente

381

1

0,536843

-0,00226

0,002624672

ESTG

Administração pública em geral

427

2

0,95802

-0,00021

0,004683841

ESTG

Educação infantil - pré-escola

217

1

0,942568

-0,00028

0,004608295

ESTG

Atividades de ensino não especificadas anteriormente

325

1

0,629345

-0,00181

0,003076923

ESTG

Atividades de atendimento hospitalar

238

1

0,8594

-0,00069

0,004201681

ESTG

Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica

336

1

0,608742

-0,00191

0,00297619

ESTG

Atividades de organizações sindicais

252

1

0,811656

-0,00092

0,003968254

ESTG

           
Maior parte das atividades que se encontram estagnadas no município estão relacionadas ao comercio varejista. A população da cidade não tem crescido significativamente nos últimos anos apesar da grande quantidade de pessoas que têm vindo para a região atrás de oportunidades de emprego, isso reflete diretamente no comércio da cidade, pois a demanda por produtos fornecidos pelo comercio varejista tem se mantido relativamente constante, isso ocasiona um estagnamento dessas atividades.
Além de outras atividades, destacamos o atendimento hospitalar, pois este não tem obtido nenhuma mudança há anos devido a ineficiência do poder público local.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho objetivou salientar a predominância de atividades econômicas no município de Uruará e suas causas, classificando tais atividades como dinâmicas, em expansão ou estagnadas.
Diante deste modelo e processamento dos dados, pode se observar que ainda há grandes investimentos na pecuária extensiva no município devido principalmente as politicas publicas e a injeção de novas tecnologias.
Isso também foi observado nas lavouras de cacau, as quais representam o segundo maior volume de cacau produzido no estado do Pará. A cidade de Uruará é promissora, tendo um bom potencial para o crescimento de seu comercio principalmente no setor primário de produção, este trabalho serve, portanto, de guia para melhorias na implantação de politicas públicas e investimentos privados.

  1. REFERÊNCIAS

<<http://www.geoxingu.com/regi%C3%A3o%20do%20xingu/uruara/>> acessado em 17/12/2013 as 15:43
<<http://www.uruara.pa.gov.br/portal1/municipio/historia.asp?iIdMun=100115140>> acessado em 16/12/2013 as 14:15
<<http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=150815&search=para|uruara|infograficos:-dados-gerais-do-municipio>> acessado em 17/12/2013 as 15:58
PENA et. al. Elementos Metodológicos para Análise Dinâmica da Estrutura Produtiva nas Regiões de Integração do Tocantins e Carajás, Pará – Amazônia – Brasil. 2010.

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al artículo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del artículo al principio del mismo.

Un comentario no es más que un simple medio para comunicar su opinión a futuros lectores.

El autor del artículo no está obligado a responder o leer comentarios referentes al artículo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este artículo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, pulse aquí.

Comentarios sobre este artículo:

No hay ningún comentario para este artículo.

Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artículo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.
(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen



(*) Datos obligatorios

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net > Observatorio de la Economía Latinoamericana

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet