Observatorio de la Economía Latinoamericana

 


Revista académica de economía
con el Número Internacional Normalizado de
Publicaciones Seriadas  ISSN 1696-8352

ECONOMÍA DO BRASIL

 

O JOGO DA SUCESSÃO PRESIDENCIAL NO BRASIL
 

Lafaiete Neves
l.lafa@terra.com.br
 


 

As eleições para a Câmara e o Senado Federal, tendo como resultado as eleições de José Sarney (PMDB) para a Presidência do Senado e Michel Temer(PMDB) para a Presidência da Câmara dos Deputados, revelam um jogo de bastidores em que o objetivo é ganhar a corrida para a sucessão presidencial.

Do lado do Governo Lula, a movimentação nessas eleições revelou uma aparente neutralidade do Presidente da República, que na realidade trabalhou para a eleição do PMDB nas duas casas legislativas. Isto porque, Lula sabe muito bem o que tem que fazer para garantir a sua sucessão. Não elegerá seu sucessor sem o apoio do PMDB( Partido do Movimento Democrático Brasileiro) que tem a maioria na Câmara e no Senado Federal, nos governos estaduais e nas prefeituras municipais. Com esse domínio que tem nas três esferas é o aliado fundamental para eleger o próximo Presidente da República.
 


Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Neves, L.: "O jogo da sucessão presidencial no Brasil" en Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 110, 2009. Texto completo en http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/


Na cabeça de Lula, a política é uma operação bem sucedida de alianças e isso ele demonstrou com as alianças mais contraditórias, do ponto de vista partidário e ideológico, que fez para se eleger presidente por duas vezes consecutivas. Para Lula, os partidos são meras siglas de aluguel que fazem acordos em troca de cargos e benesses do governo federal. O seu próprio partido, há muito tempo, foi abandonado por ele. Hoje, o PT (Partido dos Trabalhadores) para sobreviver, também faz a política do toma lá da cá, para se manter nos cargos oferecidos pelo Presidente da República.

O PT entrou no jogo do faz de conta para aparentar uma certa independência do Governo, mas não convence mais nem os seus, cada vez mais raros, militantes. Fez um jogo de cena lançando um candidato para a presidência do Senado sabendo que a vitória seria do Sarney. Jogou para a platéia no sentido de querer demonstrar autonomia. Porém, o jogo é desmascarado quando o presidente do PT um dia após as eleições sai a público pondo panos quentes ao dizer que o resultado eleitoral nas duas casas congressuais não provoca racha algum nas bases do governo. Esqueceu o acordo anterior, em que se havia firmado que o PT presidiria o Senado com o apoio do PMDB e que o PMDB presidiria a Câmara com o apoio do PT.

A candidata do Presidente Lula para a Presidência da República, Dilma Rousseff, que caberá ao PT apenas homologar, já que é uma decisão de Lula, também saiu a campo para louvar o resultado eleitoral e para assim garantir a apoio do PMDB à sua candidatura. Os que acompanham a política brasileira, sabem muito bem que o PMDB não é um partido e sim uma frente de personalidades políticas, cujos interesses nacionais e regionais é que determinam a cada momento sua política de alianças.

Essa frente, para se manter no poder, sempre estará a cada eleição com quem tiver maiores chances de ganhar. É bom lembrar sempre que Sarney, assim como outros líderes nacionais do PMDB, sempre estiveram no poder e mudam de partido exatamente para se manterem no poder. O jogo da sucessão está apenas no início. Tudo vai depender do quadro eleitoral no período mais próximo das eleições presidenciais. Nada garante que as duas principais lideranças do PMDB, José Sarney e Michel Temer venham a apoiar a candidata de Lula. Michel Temer é um político muito próximo de José Serra do PSDB ( Partido das Social Democracia Brasileira).

Outra expressiva liderança do PMBB paulista, Orestes Quércia, não apoiou a candidata do PT para a Prefeitura de São Paulo e sim o candidato do DEM (Democratas), que saiu vitorioso naquela eleição. Como o PMDB não age como um partido unificado, a cada eleição e em cada lugar ele fará a política de alianças que melhor atender os interesses dos seus caciques políticos nacionais e regionais. E o PT, que se tornou um projeto fracassado de partido, hoje é uma mera caricatura do PMDB para frustração de todos aqueles que acreditaram seriamente na possibilidade da construção de um partido com definição programática, ideológica e ética para as mudanças que o Brasil precisa.


 

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al artículo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del artículo al principio del mismo.

Un comentario no es más que un simple medio para comunicar su opinión a futuros lectores.

El autor del artículo no está obligado a responder o leer comentarios referentes al artículo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este artículo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, pulse aquí.

Comentarios sobre este artículo:

No hay ningún comentario para este artículo.

Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artículo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.
(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen



(*) Datos obligatorios

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net > Observatorio de la Economía Latinoamericana

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet