Observatorio de la Economía Latinoamericana

 


Revista académica de economía
con el Número Internacional Normalizado de
Publicaciones Seriadas  ISSN 1696-8352

ECONOMÍA DO BRASIL

 

O PARADIGMA BIOÉTICO NO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL
 

César Augusto Costa
Faculdades Anhanguera, Brasil
csc193@hotmail.com



Seguindo a trilha de nosso texto anterior, podemos afirmar que a Bioética consiste na abordagem crítica de assuntos relacionados com a vida. Como bem sabemos, cabe à ética, o estudo de diversas teorias do bem ao longo da história e do agir humano. A Bioética tem suas origens na ética, cresce e se desenvolve orientada para os problemas da vida. Tendo em conta essa posição, pretendemos em breves linhas, situarmos no Rio Grande do Sul o interesse nesta área ainda prematura nas suas reflexões.
 


Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Costa, C.A.: "O Paradigma Bioético no Rio Grande do Sul/Brasil" en Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 115, 2009. Texto completo en http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/



A Bioética apareceu no cenário do primeiro mundo na década de 70. No Rio Grande do Sul, surge a primeira iniciativa em 1988 com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul e seu pioneirismo na docência e pesquisa acadêmica. Logo após, aparecem iniciativas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, do Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Pronto Socorro, tidos como grandes referências sejam pelos seus cursos, pesquisas e estruturas organizadas de Bioética como: Comitês de Bioética, Comissões de Ética em Pesquisa, bancos de informações on line e as inúmeras publicações nas diversas disciplinas relacionadas à temática. Por fim, a Sociedade Riograndense de Bioética (SORBI), e que conta atualmente, com vários pesquisadores de diversas áreas entre seus membros com apóio de faculdades e instituições que aderem a esta perspectiva, seja pesquisando e divulgando as diversas matizes da Bioética em âmbito regional.

Ao afirmar o respeito ao ser humano independente da sua idade, cor, sexo, saúde, condição econômica, a Bioética também contribui de maneira singular para o exercício da cidadania na sociedade. Fato constatado é que futuros profissionais de diversas áreas (não somente da saúde), tenham uma melhor prática de suas especialidades através do conhecimento destas temáticas, constituindo assim um avanço profícuo. Aprofundando “problemas humanos” e considerando seus aspectos éticos de responsabilidade, privacidade, respeito, autonomia e justiça, a Bioética cumpre grande contribuição na pesquisa de maneira séria, correta e competente.

Assim, o estabelecimento de Comitês de Bioética e Comissões de Ética em Pesquisa nas faculdades, universidades e hospitais torna-se uma iniciativa positiva no exercício dos direitos humanos. A Bioética, independente de credos religiosos e correntes filosóficas, reconhece através de seus primados (autonomia, beneficência, justiça), que a vida está acima de todo e qualquer preço, pois só ela tem dignidade para não ser utilizada apenas como meio. O reconhecimento do ser humano, como fim e não como meio, elimina o seu uso como mero objeto na vida econômica, política e profissional! A desconsideração destes axiomas fundamentais é uma demonstração incontestável de atraso, não somente de corrupção institucional ou social, mas principalmente humana.

Concluímos nossa exposição, assinalando alguns pontos que devem ser levados em conta para o exercício da Bioética nos círculos acadêmicos e profissionais, tais como: estímulos para criação da disciplina de Bioética em todas as instituições de ensino (média e superior); meios de formação continuada aos profissionais envolvidos na área; e por último, necessidade de espaços privilegiados para o diálogo interdisciplinar entre todas as áreas do conhecimento, unindo esforços para a consecução de objetivos éticos comuns. São estes alguns pontos do qual a prática e a reflexão bioética se propõe a preencher.


 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades