Observatorio de la Economía Latinoamericana

 


Revista académica de economía
con el Número Internacional Normalizado de
Publicaciones Seriadas  ISSN 1696-8352

ECONOMÍA DO BRASIL

 

EMPRESAS BUSCAM AUMENTO DA COMPETIVIDADE ATRAVÉS DE INVESTIMENTOS EM E-LEARNING
 

Camila Scherer Duarte (1)
camilascherer@hotmail.com
Eduardo Mauch Palmeira (2)
eduardopalmeira@brturbo.com.br

 

 

RESUMO

Este artigo apresenta os impactos da tecnologia no aculturamento e nas estratégias adotadas pelas empresas. Atualmente os investimentos em Educação a distância geram um diferencial diante da concorrência, buscando a competitividade através de investimentos em atualização, capacitação e aperfeiçoamento constante de seus colaboradores.

Palavras-chave: Competitividade; Treinamento; EAD; E-Learning; Estratégia.


Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Scherer Duarte y Mauch Palmeira: "Empresas buscam aumento da competividade através de investimentos em e-learning" en Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 105, 2008. Texto completo en http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/



1 INTRODUÇÃO

Atualmente com a crescente competitividade e a sociedade baseada na informação e no conhecimento, entre outros fatores que estão desafiando e transformando as empresas. A informação tornou-se ferramenta para crescimento e competitividade.

Geralmente as empresas encontram-se em um mercado extremamente competitivo e enfrentam dificuldades e desafios no mercado que disputam. O grande desafio é sobreviver neste mercado competitivo e globalizado. No entanto a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental dentro da organização e servir como aliada na busca de crescimento. Para uma organização apresentar resultados satisfatórios do ponto de vista econômico, este sucesso depende de ações relacionadas à estratégia competitiva adotada.

Muitas empresas de vários portes e segmentos estão adotando como estratégia a inovação na educação corporativa visando aumentar a competitividade, passaram a investir cada vez mais em programas de treinamento online para capacitação seus funcionários. Os principais motivos dos crescentes investimentos em educação a distância é o binômio: economia de tempo e dinheiro. As empresas buscam soluções que diminuam seus investimentos e que ao mesmo tempo lhe gerem resultados tornando-as mais competitivas no mercado.

Os investimentos em Educação a distância geram um diferencial diante da concorrência, buscando a competitividade através de investimentos em atualização, capacitação e aperfeiçoamento constante de seus colaboradores.

Um novo conceito que está crescendo entre as empresas do mundo todo é a educação corporativa, muitas empresas já estão criando as suas próprias universidades corporativas com o objetivo de oferecer um canal de comunicação e ambiente de aprendizagem via web para seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. O modelo da Universidade Corporativa é baseado em competências e vinculam a aprendizagem às necessidades estratégicas da empresa, passando a agregar valor à capacitação dos negócios das empresas, atingido todos os setores.

O crescimento neste segmento de e-learning no país abriu também um grande filão de mercado para as empresas fornecedoras as quais buscam cada vez mais soluções inovadoras em tecnologia educacional visando expandir seus negócios e atingir uma fatia maior de mercado.

2 E-LEARNING NO AMBIENTE CORPORATIVO

A educação a distância é definida no Decreto n.º 2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9.394/96) como "uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

Em termos corporativos a educação a distância consegue atingir um grande número de colaboradores, rompe fronteiras geográficas, respeita o ritmo de aprendizagem de cada aluno e, ao mesmo tempo, reduz custos. Além disso, a educação a distância corporativa pode ser considerada uma prática que garante economia, interatividade no desenvolvimento profissional e serve para geração e crescimento dos negócios.

Muitas empresas entendem que não é mais necessário oferecer um espaço físico destinado á aprendizagem, acreditam que é possível adquirir conhecimento em qualquer lugar ou momento. O processo de aprendizagem e qualificação também passou a ser responsabilidade de todos envolvidos no negócio e não apenas da empresa.

Mas para obterem resultados satisfatórios as empresas precisam ter suas bases bem definidas e saberem lidar e superar os desafios de um projeto de educação á distância. É preciso também lembrar que nem sempre a EAD substitui a experiência direta de aprendizagem.

2.1 Alguns Benefícios e Vantagens Competitivas

Alguns benefícios e vantagens competitivas gerados pelo e-learning no mercado corporativo:

- Redução de custos, devido a redução de gastos em transporte, hotel e alimentação.

- Surgimento de uma nova cultura de trabalho via internet, em grupo através de comunidades virtuais ou de forma individual.

- Possibilidade de criação de treinamentos diferenciados.

- Flexibilidade de tempo e horários.

- O programa de e-learning pode ser desenhado com o objetivo de ser um aliado na conquista e manutenção de clientes.

- O programa de e-learning também pode ser montado com o propósito de educar e informar vendedores, distribuidores e fornecedores.

- Geração de indicadores através do gerenciamento detalhado e organizado do programa de EAD.

2.2 Desafios

A implementação de um projeto de e-learning não é uma tarefa simples e envolve diversos aspectos, tais como: tecnológicos, pedagógicos, produção de conteúdo multimídia e gestão do programa de educação á distância. O projeto requer a participação de equipes multidisciplinares e necessita fundamentalmente do total apoio e envolvimento da alta direção da empresa no processo. Dentre algumas barreiras que precisam ser vencidas, está o de lidar com importantes questões como mudança de cultura interna na organização e investimentos iniciais muitas vezes elevados.

As empresas brasileiras e as universidades corporativas enfrentam o desafio de que nem sempre os recursos tecnológicos estão acessíveis a todos, assim como o acesso a internet, dificultando o e-learning via Web. A implantação de um Programa de EAD deve prever investimentos na área tecnológica e em pessoas.

Para que uma empresa obtenha sucesso em seu programa EAD é que preciso usar de bom senso, imaginação e inovar sempre. Outra questão fundamental é escolher a forma mais adequada e eficaz de disponibilizar conhecimento para a sua organização. É preciso introduzir o conceito tecnológico e ir aculturando os envolvidos, estimulando e motivando para que todos participarem desta nova forma de aprendizado e crescimento.

3. CONCLUSÃO

O sucesso de um programa de EAD depende do comprometimento de todos os setores da empresa e principalmente de uma mudança cultural e de atitude. O principal objetivo deve ser oferecer acesso a um aprendizado permanente e com estruturas focadas para todos os setores, visando que a empresa a atinja um melhor resultado de aplicação prática na gestão empresarial.

As empresas que já possuem uma cultura tecnológica em desenvolvimento chegarão facilmente na Educação Corporativa, no seu conceito em alto nível e poderão mensurar estes indicadores importantes, levando as empresas a obterem um diferencial competitivo forte no mercado.

No Brasil esse aculturamento do e-learning está em constante crescimento e muitas empresas já criaram as sua Universidade Corporativa ou adotaram um programa EAD. No nosso país também é muito forte a escolha por um modelo misto de EAD e presencial, promovendo assim a integração de diferentes valores e objetivos.

Mas, com certeza independente do modelo do programa EAD escolhido e das inovações tecnológicas adotadas, as empresas estão através do E-learning aumentando o seu grau competitividade no mercado e o seu comprometimento com resultados. Isto tudo tem gerado mudanças culturais significativas e a tecnologia tem impacto da diretamente nos negócios das empresas.

Para as empresas se manterem competitivas no mercado, não há como ignorar as tendências mundias e a realidade, isto seria uma atitude inadequada para a saúde e sobrevivência empresarial nos dias de hoje.

REFERÊNCIAS:

BRAGA, Nancy Chaves. “Revolução Microeletrônica”. Disponível em:

<http://www.ipep.edu.br/portal/publicacoes/revista/revista2005/TEXTO%201.pdf>. Acesso em: out. 2008.

CIVA, Gláucia. “Gestum reduz custos da Cigam em 50%”. Disponível em:

<http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=28479>. Acesso em: out. 2008.

FERREIRA, TARAPANOFF. José Rincon; Kira. “Micro e pequenas empresas –

competitividade e inclusão digital”. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/5/10>. Acesso em: out. 2008.

KELBER, Dieter. “Treinamento não pode ser visto como custo”. Disponível em:

< http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/3282>. Acesso em: out. 2008.

SEVERO, Rosane. “Tecnologia da informação: uma ferramenta no mundo dos negócios”. Disponível em: < http://www.rgsevero.com.br>. Acesso em: out. 2008.

VASCONCELLOS, Jorge Eduardo. “A importância da área de treinamento dentro das empresas”. Disponível em: <http://www.empresario.com.br/artigos/artigos_html/artigo_310399.html>. Acesso em: out. 2008.

WAISMAN, Thais. “As Empresas no Brasil e a Cultura Tecnológica: a internet, os avanços e as universidades corporativas”. Disponível em: <http://www.futuro.usp.br/producao_cientifica/artigos/paperabed.pdf>. Acesso em: out. 2008.

NOTAS

1. Acadêmicos do MBA Gestão Estratégica de Negócios- Faculdade Atlaântico Sul de Pelotas - AESA

2. Economista e Especialista em T.I. (UCPel-RS/Brasil), Economista da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA (Bagé-RS/Brasil), Professor de Economia Empresarial do MBA Gestão Estratégica de Negócios- Faculdade Atlaântico Sul de Pelotas – AESA e Mestrando em Integración Económica Global y Regional- Universidad Internacional de Andalúcia- UNIA-ES


Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.

Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.

El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor,pulse aqui.

Comentarios sobre este artículo:

No hay ningún comentario para este artículo.

Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artículo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.
(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen



(*) Datos obligatorios

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net > Observatorio de la Economía Latinoamericana

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

8 al 25 de
julio
VIII Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

7 al 24 de
octubre
XII Congreso EUMEDNET sobre
Globalización y Crisis Financiera

10 al 29 de
octubre
II Congreso EUMEDNET sobre
Arte y Sociedad

4 al 21 de
noviembre
XI Congreso EUMEDNET sobre
Migraciones, Causas y Consecuencias

24 de noviembre al 12 de
diciembre
II Congreso EUMEDNET sobre
Transformación e innovación en las organizaciones

3 al 20 de
diciembre
XI Congreso EUMEDNET sobre
Desarrollo Local en un Mundo Global

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet