Contribuciones a la Economía


"Contribuciones a la Economía" es una revista académica con el
Número Internacional Normalizado de Publicaciones Seriadas
ISSN 1696-8360

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO


 

Fernanda Petry De Azevedo (1)
Luciane da Silva Gomes (2)
Eduardo Mauch Palmeira (3)
profpalmeira@gmail.compalmeira@r7.comeduardopalmeira@brturbo.com.br 
 

RESUMO:

As exigências do mundo globalizado impõem que as relações de consumo sejam cada vez mais competitivas e acirradas, assim vislumbra-se significativas transformações que ocorreram rapidamente na vida da sociedade, nas relações de trabalho, assim como nas relações interpessoais, neste contexto, está inserido o avanço tecnológico e a tecnologia da informação, processo que se torna fundamental à sociedade em geral, contemplando ferramentas chave no âmbito empresarial organizacional, que beneficiam todo o processo de gestão, tornando a empresa competitiva num mercado cada vez mais diversificado e competitivo. Na atualidade, está clara a impossibilidade de uma empresa sobreviver sem a utilização da Tecnologia da Informação, pois ao contrário, estaria estagnada e praticamente inviabilizada de operações de produção e financeiras. A era da informação com adequada utilização, permite o acesso ao maior conhecimento, levando a evolução tanto no âmbito gerencial, como individual.

PALAVRAS CHAVES:

Mundo Globalizado; Avanço Tecnológico; Tecnologia da Informação; Conhecimento.

ABSTRACT:

The demands of the globalized world demands that the relations of consumption are increasingly competitive and incited, so there is significant change occurring rapidly in society, in employment relationships, as well as in interpersonal relations, in this context, is added to technological advances and information technology, a process that is fundamental to society in general, including key tools in the business organization, benefiting the entire management process, making the company competitive in a market increasingly diversified and competitive. Currently, it is clear the impossibility of a company survive without the use of information technology, because unlike, is stagnant and almost impossible for financial and production operations. The age of information with appropriate use, allows greater access to knowledge, leading to changes both in management and individual.

KEY WORDS:

Globalizing world, technological advancement, Information Technology, Knowledge.


Petry De Azevedo, da Silva Gomes y Mauch Palmeira: "Tecnologia da informação no mundo globalizado" en Contribuciones a la Economía, agosto 2010, en http://www.eumed.net/ce/2010b/ 


As exigências do mundo globalizado impõem que as relações de consumo sejam cada vez mais competitivas e acirradas, grandes quantidades de capital são transferidas eletronicamente, assim como as informações são rapidamente acessadas e trocadas, nesse contexto vislumbram-se significativas transformações que ocorreram rapidamente na vida da sociedade, nas relações de trabalho, assim como nas relações interpessoais. Nesta ordem que domina a sociedade, o avanço tecnológico e a tecnologia da informação são ferramentas indispensáveis, tornado-se condição necessária para toda a sociedade, assim como a sobrevivência e saúde empresarial atualmente dependem da tecnologia. Adequação e boa utilização deste processo redundam em agilizar, otimizar espaço e maximizar lucros dentro de uma organização empresarial, sendo fundamental ao conhecimento humano estar inserido neste processo. A evolução dos sistemas computacionais aparece como irreversível ao processo empresarial, devido a toda sistemática que o envolve, como hardwares, softwares e firmwares, formando programas onde grande quantidade de informações são armazenadas, filtradas, classificadas, coletadas e acessadas, e também a internet que promove a troca de informação com outras pessoas ou através de pesquisas em grande velocidade, permitindo a comunicação direta em tempo real com o grupo de stakeholders e até mesmo com as filiais e matrizes facilitando a comunicação interna, agilizando e facilitando tarefas administrativas.

Desta forma, todas as atividades sejam físicas ou jurídicas devem integrar-se as ferramentas tecnológicas, através da tecnologia da informação, as pessoas enriquecem seu conhecimento, acompanha o processo atual de forma intensa, rápida, trocando informações e experiências, os gestores com alta escala de conhecimento conseguem tomar decisões mais precisas, analisando cuidadosamente cada passo tomado, avaliando os prós e os contras, maximizando efeitos positivos, através da circulação das informações a empresa ainda obtém a auto-gestão, discussões de grupos de forma interativa, explorando do intelecto dos funcionários maiores resultados que podem ser realizados através de palestras, treinamentos on-line, enfim otimizando o trabalho em equipe, tornando colaboradores ativos e pró-ativos, empresários de si mesmo mais aperfeiçoados e com novas perspectivas, onde a gama de idéias e experiências vão surgindo e colaborando para a empresa se tornar mais competitiva e preparada para as constantes mudanças de mercado, assim como a descoberta de novos perfis de consumidores e padrões de consumo num mundo cada vez mais competitivo e acelerado.

A tecnologia da informação é um instrumento poderoso de grande valor que contribui para agilizar e integrar o fluxo de informação e conhecimento que é uma das maiores riquezas de uma organização, minimizando custos e maximizando os lucros, agilizando as principais ferramentas na captação de clientes como a publicidade, o pós-venda, marketing, assim como constrói a auto-imagem e acesso rápido e disponível de informações através de sites empresariais. O conhecimento considerado inerente a cada pessoa deve ser compartilhado, distribuído, de forma que as informações e experiências se tornem mais palpáveis, sustentáveis, conduzindo a um maior processo de qualidade na empresa, e com o decorrer do tempo observa-se que o grande volume de informações gerado por intermédio do conhecimento compartilhado não mais poderia ficar sem armazenamento, assim a documentação destas informações acontece através de banco de dados, manuais, cartilhas entre outros meios, ficando à disposição dos colaboradores para utilização sempre que necessárias.

Analisando a relação entre as tecnologias e o mundo do trabalho, muitas vezes a sociedade percebe tal relação como se fosse fato à diminuição de empregos, criando assim o desemprego tecnológico, pela substituição de mão-de-obra pelas formas cada vez mais robotizadas no processo de fabricação e como um todo, porém nos tempos atuais está obvia a impossibilidade de uma empresa sobreviver sem a utilização da Tecnologia da Informação, pois ao contrário disso, seria caminhar contra o progresso, voltar à idade da pedra.

Citamos como exemplo uma nova filial de empresa, carente de computadores e conseqüentemente de banco de dados, estaria estagnada, alienada do conhecimento e da informação necessária para a execução de suas tarefas e processos, logicamente seu processo de produção estaria inviabilizado, marcando a sua desvantagem perante aos demais concorrentes, levando a sua falência, alem disso ocorreria atraso nas transações financeiras, como um alto custo com ligações telefônicas, consultas manuais que levariam tempo, cansaço e desmotivação a qualquer ser humano. Levando em consideração a desvantagem de uma empresa estar fora do processo da tecnologia da Informação, e a conseqüência desta ficar fora de mercado, as chances de diminuição de empregos seria muito mais elevada, no caso desta empresa fechar as suas portas.

O grande desafio da atualidade é ser competitivo as novas relações que o sistema nos impõe, deter o conhecimento, moderniza-se, trocar informações, e isto está automaticamente proporcionado pelo grande avanço tecnológico e o crescimento desenfreado das telecomunicações, que tornaram a TI preponderante nas estratégias dos negócios. Todo planejamento, reformulação do modo de agir e de gerir as organizações depende hoje, da revolução tecnológica, a qual agiliza, proporciona estratégias que seriam impossíveis sem este processo. O momento atual, considerado a era da informação leva a sociedade o acesso ao conhecimento, facilitando as mudanças tanto na gestão organizacional, como nas relações do cotidiano, que sem os quais seria impossível atingir a mudança e evolução necessária a população.

REFERÊNCIAS:

SILVA FILHO, Candido Ferreira da & SILVA, Lucas Frazão. Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento. Campinas, SP. Editora Alínea, 2005.

NOTAS

1. Acadêmica Administração de Empresas com Habilitação em Comercio Exterior Anhanguera Educacional S/A (Pelotas/RS) - Faculdade Atlântico Sul. fernandapetry@msn.com

2. Administradora pela Universidade Católica de Pelotas. (UCPEL) -RS/Brasil. Especialista em Gestão Educacional (Senac/RS) e Gestão Estratégica de Negócios Anhanguera Educacional S/A (Pelotas/RS), Professora, Consultora e Palestrante da EMP Assessoria e Consultoria Empresarial. lusilvapel1@gmail.com

3. Mestre em Integración Económica Global y Regional, pela Universidad Internacional de Andalucía da Espanha (UNIA-ES), Graduado em Ciências Econômicas e Especialista em T.I pela Universidade Católica de Pelotas. (UCPEL) -RS/Brasil. Atualmente é economista da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Bagé-RS/Brasil. Professor dos cursos de MBA de Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Administração Hospitalar - Anhanguera Educacional S/A (Pelotas e Rio Grande-RS/Brasil). Consultor e Palestrante da EMP Assessoria e Consultoria Empresarial.


Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.

Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.

El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor,pulse aqui.

Comentarios sobre este artículo:

No hay ningún comentario para este artículo.

Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artículo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.
(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen



(*) Datos obligatorios

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net > Contribuciones a la Economía

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

7 al 24 de
octubre
XII Congreso EUMEDNET sobre
Globalización y Crisis Financiera




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

10 al 29 de
octubre
II Congreso EUMEDNET sobre
Arte y Sociedad

4 al 21 de
noviembre
XI Congreso EUMEDNET sobre
Migraciones, Causas y Consecuencias

17 al 28 de
noviembre
II Congreso EUMEDNET sobre
El Derecho Civil en Latinoamérica y Filipinas: Concordancias y Peculiaridades

24 de noviembre al 12 de
diciembre
II Congreso EUMEDNET sobre
Transformación e innovación en las organizaciones

3 al 20 de
diciembre
XI Congreso EUMEDNET sobre
Desarrollo Local en un Mundo Global

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet