Utilização de Ferramentas Qualitativas e Quantitativas na Gestão do Risco Operacional nas Instituições Financeiras

 

A base de dados de perdas interna surge, na atualidade, como a ferramenta mais utilizada instituições financeiras. O fluxo de aprovação/revisão de produtos, processos e sistemas e as auto-avaliações de riscos e controles também são significativamente usados. Dentre as ferramentas qualitativas mais usadas, destacamos: fluxo de aprovação, auto-avaliações de riscos e controles, mapeamento de processos, entre outras. Verifica-se, no caso brasileiro, que as instituições, apesar de ainda terem uma concentração forte na utilização de ferramentas qualitativas, está procurando utilizar, cada vez mais, ferramentas quantitativas na gestão do risco operacional. Veja o anexo 2. 

 

Observa-se que a metodologia de auto-avaliação mais usada por instituições financeiras é o Control Self-Assessment (CSA) que possui variações como o Control and Risk Self-Assessment (CRSA). Seis Sigma, Gestão da Qualidade Total (GQT) e o Balanced ScoreCard (BSC) constituem em outras metodologias igualmente utilizadas. A gestão do risco operacional pode ser útil na identificação tanto dos riscos já incorridos, como dos potenciais (CORREIA et. al., 1999). Esta identificação permitirá a organização estabelecer controles nas atividades que apresentem riscos potenciais e trabalhar na mitigação dos já existentes e identificados.

 

Registre-se que o Balanced ScoreCard – BSC ou Indicadores Balanceados de Desempenho, metodologia orientada para apoiar a gestão estratégica de empresas, surgiu em 1990, quando o Instituto Nolan Norton – que é uma unidade de pesquisa da KPMG - financiou um estudo entre diversas empresas. Robert Kaplan e David Norton (1997) foram os iniciadores dos estudos do Balanced ScoreCard. A partir de 1992 aqueles autores o transformaram em sistema de gestão estratégica, com aplicação em centenas de organizações do setor privado, público e em organizações não governamentais em quase todo o mundo (FEBRABAN, 2004a).


enero 2005
"Contribuciones a la Economía" es una revista académica con el
Número Internacional Normalizado de Publicaciones Seriadas
ISSN 16968360

José Matias-Pereira
Gestão do Risco Operacional
Uma Avaliação do Novo Acordo de Capitais- Basiléia